quarta-feira, 20 de julho de 2011

Criando roscas 3D no AutoCAD

Hoje a pedido de alguns amigos vou ensinar os passos para criação de rosca de acordo com as normas técnicas, a técnica é muito simples.

Criando as formas geométricas.

Básicamente usamos a figura geométrica do triângulo, mas pode ser usadas várias formas geométricas, mas usualmente usamos a mais comuns, além do triângulo pode ser usada as formas quadrada, redonda, trapezoidal que são usadas normalmente na mecânica.

Primeiro passo é definir as dimensões do triangulo que vai compor a rosca, eu uso fórmulas matemáticas e tabelas prontas para definir o triangulo e a rosca que vamos criar é o M5x0,5mm.








Fórmula:

ângulo da rosca 60°
Diâmetro menor do parafuso (diam. do núcleo)
d1=d-1,2268xp
Diâmetro externo do parafuso (diam. médio)
d2=D2=d-0,6495xp
Folga entre a raiz do filete da porca e crista do filete
f=0,045xp
Diâmetro maior da porca
D=d+2xf
Diâmetro menor da porca (furo)
D1=d-1,0825xp
Diâmetro efetivo da porca (diam. médio)
D2=d2
Altura do filete do parafuso e porca
he=0,61343xp
Raio de arredondamento da raiz do filete parafuso
rre=0,14434xp
Raio de arredondamento da raiz do filete da porca
rri=0,063xp

Significado das letras:

Simb.

Simb.

P
passo
i   
ângulo da hélice
diâmetro externo
c
crista
d1
Diâmetro interno                                  
D
diâmetro do fundo da porca
d2
diâmetro do fundo da porca
D1
diâmetro do furo da porca
diâmetro do flanco
h1
altura da hélice da porca   = folga do filete 
folga do filete
h
altura do filete do parafuso

Feito o cálculo do filete da rosca de acordo com a tabela acima, é hora de desenhar o triângulo em seu AutoCAD. Desenhe o seu filete sempre no plano Right  do seu CAD com as dimensões já calculadas como na figura abaixo.







Você pode fazer outros através do comando scale para formar várias medidas, feito isso agora vá ao plano top do seu CAD e com o triângulo invertido, na parte superior do triângulo desenhe a geometria da hélice (Comando Helix) com as medidas já calculada para diâmetro do flanco 4,5 no comando digite d, 4.5 depois d, 4.5 ou enter, depois 1,5 que é o passo da hélice e o seu desenho ficará como na figura aabaixo.


Após ter feito a hélice vá a visão right e faça a envoltura da geometria do triangulo na hélice com o comando sweep, primeiro clique no comando, depois clique no triangulo e tecle enter, depois clique na hélice, e pronto a geometria da rosca ficará como a figura abaixo:


Obs. você poderá também acertar o angulo do triangulo para que o filete não fique destorcido.

Para criar a rosca interna é o mesmo procedimento, mas com cálculos diferente, e triangulo deve ser girado em 180º no plano right.



Figura no plano right



Dimensão do passo do filete

Abaixo o diâmetro externo do parafuso


Depois é só aplicar material ao seu filete e criar seus variados tipos de parafusos. Veja como ficará:

E no próximo artigo ensinarei como aplicar este filete, e como criar parafusos de diversas aplicações. Até lá...





Visite os nossos site e veja a variedade de blocos 2 e 3D, artigos, tabelas técnicas, rotinas lisp e muito mais.

Nilsweb* - http://www.nilsweb.com.br/ - Download de blocos 2 e 3D - DVD CADNILS



Reibloc - http://www.reibloc.yolasite.com/ - apenas o DVD Reibloc



* O site está sob mudança e ainda não tem artigos, apostilas e rotinas lisp para ser baixado, que só poderá encontrado apenas no DVD CADNILS.


AutoCAD de A a Z

Olá!

Estou escrevendo este artigo para dividir com vocês alguns dos desafios e algumas das minhas conquistas na minha longa estrada nesta profissão.

Primeiramente vou apresentar o conteúdo deste blog. A princípio estava sem idéias para escrever algum artigo no que referia aos profissionais de CAD, então resolvi escrever algo que então pudesse ajudar aos iniciantes alguns desafios que tive para chegar aonde cheguei.

Neste blog, assim como nos dois sites que tenho, proponho ajudar primariamente aos iniciantes, assim como também obtive ajuda, mas muitos dos desafios foram alcançados através de muitas pesquisas, erros, ajustes. Por isso que estou escrevendo este conteúdo, a partir de hoje, e toda semana vou escrever um mini tutorial para ajudar aos iniciantes que queiram assim como eu encarar os desafios.


O meu primeiro passo é apresentar a você o meu site, lá você vais encontrar blocos 2 e 3D para AutoCAD, para o futuro também o 3D Max, AutoCAD Inventor, Solidworks, mas como estou iniciando agora e meus recursos são limitados lá terá blocos de vários autores encontrados pela web onde reuni para ficar mais fácil para quem quiser baixar (Download gratuíto), e também tem alguns blocos em 3D de minha autorial que também poderá ser baixado, como esta figura abaixo.


Este bloco estará disponível para download gratitamente na semana que vem através do meu site: http://www.nilsweb.com.br na aba <blocos 3D> <Eletrodoméstico3D>, lá você terá opções de blocos de vários autores incluindo o meu bloco 3d recém criado, como outros quatros para a àrea da mecânica.


Achei por necessidade escrever este blog para expor algumas idéias, idéias que sejam profissionais e que possam ser de grande ajuda, então semanalmente, escreverei algum artigos voltada na àrea do AutoCAD, e também expor algumas de minha criação para o público.

O próximo artigo será:

Criando roscas 3D no AutoCAD

Até lá!!!

Sugestões, críticas escreva por favor para:

reicast19@gmail.com, reicast@ig.com.br, contatos@nilsweb.com.br ou reibloc@reibloc.com.br