sábado, 6 de agosto de 2011

Criando parafusos sextavado

Olá amigos, hoje vou lhes ensinar como criar os parafusos e aplicar filetes que você criou através do primeiro artigo, é muito fácil mas exigirá um pouco de esforço também.

Primeiro passo é criar o objeto que você irá aplicar o seu filete, é importante também consultar as tabelas de normas, ou aqueles livros de mecânica que contém essas tabelas, lá você terá o tipo de rosca, se você desenhar um parafuso sextavado procure seguir todas as medidas, assim se dá também nos parafusos allen e assim por diante.

Criando um parafuso sextavado (M5x0,5mm)


Primeiro criar o cilindro neste caso as medidas de acordo com a tabela seram:

Diâmetro do cilindro = 4,2mm

=
25mm
menos "c"
c
=
0,3mm

r
=
0,2mm


Veja a figura abaixo o cilindro criado


Agora vamos aplicar a face do sextavado com a medida "c" na parte superior do cilindro recém criado (Nós estamos usando o plano Top) pegue a medida "s" do sextavado para referência do diâmetro.

s
=
8,0mm
Dimensão do sextavado
k
=
3,6mm
Espessura do sextavado
e
=
8,7mm


Agora vamos aplicar o sextavado no cilindro, cliquem <Polygon> e digite primeiramente os número de lados é claro que no nosso caso é 6, depois o comando irá pedir que você procure o centro do cilindro procure pelo centro na face superior do ultimo cilindro criado, o comando irá perguntar se o o seu sextavado será <C> circunscrito ou <I> inscrito no nosso caso é <C> e digitar os valores das medidas "s" da tabela que é 8,00 mm.

Agora vamos aplicar a espessura do sextavado conforme tabela "k" é de 3,6mm com o comando <Extrude> na barra de sólidos, depois unir todos as recentes formas geométricas criados com o comando <Union> na barra modify.
Agora vamos dar o chanfro do nosso sextavado conforme o primeiro desenho do início da postagem é de 15 a 30° vamos usar a medida de 30°, neste caso o melhor jeito é criar um cilindro com um diâmetro maior que o valor de "e" no nosso caso será de 8,7mm ou fazer o download do chanfro para fazer este tipo de chanfro no meu site (Nilsweb na aba ferramentas) que será a melhor alternativa, mas desejar fazer veja a figura abaixo como será:


Posicionar o chanfrador na parte superio do sextavado (plano top) no centro e depois no plano Right posicionar o chanfrador até a ponta do sextavado através do comando <Move> conforme o desenho abaixo:


Já posicionado, fazer a subtração do chanfrador como comando <Subtract> e dar o <enter> pronto a cabeça do sextavado estará chanfrado.





Não se esqueça de aplicar o material após ter criado o parafuso.

Na próxima postagem vou ensinar a construir parafusos allen com sextavados interno. até lá...

Aproveite a nossa oferta DVD CADNILS poderá ser feito por download também e é mais barato, acesse o nosso site abaixo e lá você terá blocos 2 e 3D e muitos mais...

www.nilsweb.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário