terça-feira, 23 de agosto de 2011

Desenhando Parafusos de cabeça cilíndrica com sextavado interno

Olá pessoal, dando a continuidade para a construção de parafusos no AutoCAD, vamos criar um parafuso de cabeça cilíndrica com sextavado o famoso parafuso Allen.

Primeiro vamos ver no desenho de tabela:



Segue-se o esquema em cima da tabela que está no DVD CADNILS, no nosso exemplo que é o parafuso M5

Ø
ds
d
k
r
s
t
w
b
p
Nominal
Max.
Min.
Max
Min
Max.
Min
---
Max
Min
---
---
-
-
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
M5
5,00
4,82
8,5
8,28
5,00
4,82
0,2
4,095
4,02
2,5
1,9
22
0,5
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...


Diâmetro interno de nosso filete criado anteriormente é de 4,2mm.

Criamos um cilindro de Ø 4,2 x 22 mm



Após fazermos isso criaremos outro cilindro na parte superior do recém criado, agora com o diâmetro e altura conforme a tabela:

D=8,00mm K= 5,00mm



Agora vamos criar o sextavado interno do nosso parafuso conforme a tabela pegando a média do valor S e a profundidade T na tabela:

S = 4,0575 arredondando 4,05mm  raio para polígono é 2,025
T = 2,5mm profundidade (Comando Extrude)



Nota

Na segunda postagem aprendemos como criar o sextavado como comando <Poligon>



Agora vamos criar o chanfro na parte inferior do sextavado representando uma broca de 4,0 x 120°, mas vou usar para ajudar a minha ferramenta que já vem com a representação de broca e com as dimensões e ângulos, para evitar cálculos e ganhar tempo (baixe grátis no meu site http://www.nilsweb.com.br/tools.html).



Com o comando <Subtract> subtrair primeiramente o cilindro maior com o sextavado, e depois o cilindro maior (cabeça do parafuso) subtrair a broca, que ficará assim:



Agora vamos chanfrar borda externa do cilindro maior com o comando <chanfer> com 0,5mm por 45º, ficará assim:



E vamos também aplicar um chanfro na parte superior do sextavado, dando um ar mais profissional no nosso desenho. Crie um cilindro no diâmetro de 4,68 x 0,3mm de altura (4,68 é a medida da extremidade maior do sextavado) e na parte inferior do cilindro chanfrar com a medida de 0,3mm.



Depois de feito isso é só subtrair o cilindro maior do cilindro menor e aí esta feito o nosso parafuso Allen M5x22.



E para finalizar vamos aplicar as estrias e finalizar o nosso parafuso, com isso baixe a ferramenta que representa um triangulo (estria) no site e coloque o triângulo na posição dada abaixo ou em qualquer posição desde que esteja na extremidade do cilindro maior para você aplicar posteriormente o comando <Array>. Procure aprofundar o triangulo em sua metade no cilindro conforme o desenho abaixo:



No comando <array> selecionar <polar array> selecione o objeto (triangulo) e em <Center point> selecionar o centro do parafuso e em “Total numbers items” jogar o valor de 70 e “angle between items” deixar o valor de 360°, clique em preview para ver se saiu certo e esc para retornar e se tudo estiver certo em OK. Ficara como um abajur veja a figura:



Agora vamos subtrair os triângulos do cilindro com o comando <Subtract> selecione primeiro o cilindro tecle <enter>e depois todos os triângulos e tecle <enter> e o nosso parafuso estará completo nesta etapa.



Na próxima postagem vamos aplicar o nosso filete aos nossos parafusos recém criados, até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário